Carta aberta de Carlos Sánchez Berzaín ao Presidente Jair Bolsonaro pedindo revogar o convite de Evo Morales para sua investidura

26 de dezembro de 2018

 

Senhor

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Presidente eleito da República Federativa do Brasil.

«Regimes que violam as liberdades do seu povo e atuam abertamente contra o futuro governo do Brasil porafinidade ideológica com o grupo derrotado nas eleições não estarão na posse presidencial em 2019.» (Jair M. Bolsonaro)

Senhor Presidente:

Tenho a honra de lhe dirigir. Para efeitos de pedir a gentileza de rever e revogar o convite ao Chefe do Estado Plurinacional da Bolívia para sua tomada de posse como Presidente da República Federativa do Brasil.

Estou motivad pelo precedente que os convites semelhantes foram retiradas aos governantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua, e o regime da Bolívia incorre tão ou mais graves violações e age abertamente contra o Brasil e seu futuro governo. Como forma de lembrarsegue as seguintes observações;

1. Em relação à violação da liberdade do povo boliviano –em um apertado e incompleto resumo- Evo Morales lidera um regime de crime organizado:

1.1.- Extinguiu a Constituição do Estado através de falsificações e com ações de fato liquidou a República da Bolívia, suplantando-a com o Estado Plurinacional. Hoje em direitos humanos Bolívia utiliza a metodologia de controle político introduzida e controlada por Cuba e Venezuela. São violados os direitops humanos, não há separação e independência dos poderes, não há Estado de Direito, foi institucionalizada a perseguição política judicializando ela, consequentemente, hoje temos mais de cem presos políticos e mais de 1.200 refugiados políticos (a maioria desses refugiados no Brasil). Morales realizou mais de 20 massacres como em Porvenir, Hotel Las Américas, Cochabamba, La Calancha, com 89 assassinatos.

1.2.- Eleitos por um período de 5 anos sem direito a reeleição em janeiro do próximo ano irá completar 13 anos continuous como chefe de Estado com o título de president mais  em exercício ditador. Para governar todo esse tempo, além dos crimes descritos na seção anterior, Morales pretende ser um candidato nas eleições de 2019 para sua prorrogaçaõ indefinida e ignorar o referendo que chamou em 21 de fevereiro de 2016 (21F), em que a Bolívia Ele disse NÃO para mais reeleições. Com decisão infame do Tribunal Constitucional, manipulações do Tribunal Supremo Eleitoral -tudos sob seu controle- Morales estra habilitado como um candidato. Hoje, na Bolívia, há mais de 200 cidadãos em greve de fome e mobilizações populares que exigem respeito pelo 21F.

1.3.- Tornou a Bolíviaem um narco Estado, aumentando as plantações ilegais de coca de 3.000 hectares em 2003 para mais de 50.000 hectares, além de aumentar desnecessariamente a coca legal. Morales é o líder perpétuo dos sindicatos ilegais de coca no Trópico da Cochabamba (Chapare), que são sua base política e que virtualmente integraram a produção de coca à produção de drogas.  O jornalista brasileiro Leonardo Cuotinho em seu livro «Hugo Chávez ou Spectrum» documenta a «cocaína Airlift,» o tráfego oficial Bolívia-Venezuela e o «narcobolivarianismo», que tem como uma de suas vítimas o Brasil.

1.4.- Na Embaixada do Brasil em La Paz  O senador Roger Pinto Molina era um refugiado por 15 meses. Osenador Roger Pinto, perseguido político do regime Morales emu ma  ação humanitária do diplomata brasileiro Eduardo P. Saboia escapou para o Brasil, onde recebeu refugio político. Roger Pinto morreu no exílio em «acidente de aviação», mas deixou clara a violação dos direitos humanos de Morales na Bolívia, mesmo contra um senador praticante.

2. Evo Morales também tem afinidade ideológica completa com o grupo derrotado nas eleições em que o povo do Brasil escolheu você. Como seu Presidente, faz parte do projecto transnacional «Fórum de São Paulo» factos em que eu permito algumas notas:

2.1.- Tudo mencionado no parágrafo anterior e mais tem sido feito e é realizada no âmbito do «Fórum de São Paulo» e eixo «Caracas-Havana» com o nome Alba, projeto bolivariano do socialismo do século XXI e agora simplesmente «castrochavismo», controlou a América Latina até recentemente.

2.2.- Evo Morales humilhou as Forças Armadas da Nação alegou Bolívia e fazendo monumentos a Che Guevara que invadiram meu país, nomeou seu «pai» Fidel Castro, é um seguidor declarado de Hugo Chávez, defensor implacável  dos ditadores de Cuba, Venezuela e Nicarágua e assim procede com os votos e representação da Bolívia em todos os fóruns internacionais. Apoia o programa «escravo», dos quais milhares estão na Bolívia e ofereceu emprego publicamente para aqueles que deixaram o programa «mais médicos» no Brasil.

2.3.- Na área da corrupção, o escândalo do «lava jato» foi e é cuidadosamente escondido – até agora – para evitar as implicações de Evo Morales. Apenas como um exemplo. E de extrema urgencia que tudos os temas relacionados com Bolivia sejam feitos publicos pelo seu governo ja que o governo Boliviano e a oposicāo servile do governo nunca faram publicos aqueles fatos.

2.4.- O aumento da produção de coca e cocaína como política de Estado do regime de Evo Morales tem inundado a região com drogas, sendo o Brasil o país mais afetado pela extensa fronteira com a Bolívia e sua grande população. O aumento da prevalência do consumo de cocaína no Brasil, com o consequente aumento da criminalidade e enriquecimento de grupos criminosos perigosos ameaçam a estabilidade do Brasil e foca território a produção de drogas controladas  pelo Evo Morales que por sua vez tem argumentado como amigo declarado às FARC da Colômbia, patrocinado por Cuba, outra fonte de ameaça direta e através do eixo em que a Venezuela se transformou.

Sem dúvida, Sr. Presidente, você conhece esses fatos e muito mais. Também conhecido castrochavistas os regimes ditatoriais nas Américas são Cuba, Venezuela, Nicarágua e Bolívia, com os mesmos mecanismos e crimes, concertadas e articuladas entre si, oprimir seu povo e ameaçam as democracias como o Brasil.

O povo da Bolívia está lutando por sua liberdade e pela recuperação da democracia. Evo Morales é um ditador que não tem intenção de deixar o poder porque ele precisa impunidade e age no âmbito da estratégia com Cuba, Venezuela e Nicarágua, como evidenciado pela recente reunião de ditadores Castro-Diaz Canel, Maduro, Ortega e Morales em Havana nos dias 14 e 15 deste mês, sob a cobertura de «ALBA-TCP».

Três ditadores de Cuba, Venezuela e Nicarágua não são convidados para a posse do presidente democrático do Brasil e Morales sim, seria uma recompensa e um grande benefício para o assistente simulando legitimidade para um Ditador.

Atenciosamente,

CARLOS SANCHEZ BERZAIN

Boliviano Exilado * www.carlossanchezberzain.com @csanchezberzain

* Os exilados bolivianos que conhecem o texto desta carta não podem assiná-lo devido às restrições impostas pelo seus status de refugiado em países latino-americanos como Brasil, Peru e Paraguai.

 

Leer carta en Español